Europa no inverno: o que levar na mala

Uma das principais preocupações de quem está planejando uma viagem deve ser o que levar na mala. Acreditem, uma mala mal planejada pode causar muita dor de cabeça (e dor nas costas!). A primeira coisa a se considerar é, logicamente, o clima do destino e a quantidade de dias da viagem.

A nossa viagem de 20 dias pela Europa foi no início do inverno e a previsão era pegarmos temperaturas variando de -10 a 20ºC, de dia, a depender da cidade. Depois de lermos muito sobre o assunto, decidimos levar o mínimo possível de peças que nos permitissem passar os 20 dias sem lavar roupa ou lavando o mínimo possível.

Abaixo listamos o que levamos (para cada) e comentamos se foi necessário ou não (já contando as peças com as quais embarcamos):

ROUPAS E ACESSÓRIOS: prove todas as roupas e escolha peças que combinem entre si, opte por cores neutras e pratique o desapego: você vai ter que repetir as roupas muitas vezes, preocupe-se mais em ficar confortável e levar uma bagagem fácil de transportar do que com o fato de aparecer em várias fotos com a mesma roupa!

2 conjuntos de blusa e calça térmica: essencial! Não dá encarar o inverno europeu sem roupa térmica, sério! Elas são relativamente baratas (você encontra na Decathlon por 39,90, mas já vi promoções por 29,90 cada peça), confortáveis e não pesam na mala. Foram as únicas peças grandes que lavamos durante a viagem e elas secam muito rápido, mesmo com o clima frio e úmido.

2 blusas finas de malha, com manga: levamos como reserva para caso não fosse possível lavar as térmicas. Totalmente dispensável.

4 blusas de lã finas, estilo cardiga: muito útil para colocar por cima da térmica e para serem usadas sozinhas em  dias de menos frio.

2 jaquetas realmente quentes: indispensável! Levamos 2 jaquetas bem quentes e impermeáveis (importante para neve ou para não ter que correr da chuva). Essas são as peças mais importantes da mala, então vale a pena investir um blusas realmente quentes e bonitas (afinal, você vai sair com elas em todas as fotos). Li muitos blogs indicando comprar as peças lá, mas eu particularmente não recomendo, o preço vai ser quase igual e você vai ter a dor de cabeça de sair para comprar (escrevendo agora isso não parece um problema na verdade, mas quando você está super empolgado para conhecer as coisas e com um roteiro apertado como o nosso, procurar uma loja não será divertido). Cada um de nós emprestou uma blusa de alguém da família que já tinha viajado para destinos de inverno e compramos a segunda peça na Decathlon (as linhas da Quechua-mesmo as mais baratas- não perdem em nada para as marcas tradicionais importadas, super recomendamos!)

3 calças jeans: um bom número, mas dá para levar duas. Dê preferencia para cores mais escuras, que sujam menos, e cortes mais tradicionais, assim a calça chamará pouca atenção nas fotos.

2 sapatos: dois pares de sapatos quentes é o número ideal, nem mais nem menos. Escolha sapatos confortáveis e que sejam a prova de água. Se seu destino tiver neve, procure sapatos adequados, com solado apropriado (mais quente e não escorrega). Eu, Camila, fui com um tênis acolchoado especial para caminhadas na neve (da Decatlhon também) e com uma bota de couro, estilo montaria, super linda. Usei a bota 2 dias e me arrependi amargamente nos 2 dias: mesmo não tendo chovido e eu não tendo andado na neve com ela, ao fim do dia eu já não sentia meus dedos de tão frio e de tanta dor (era o meu par de botas mais confortável, mas ser confortável após 10 ou 12 horas de caminhada não é a mesma coisa de ser confortável para ficar sentada no escritório).

1 havaiana: tomar banho em hostel é sempre mais agradável com uma havaiana no pé…

1 par de meias térmicas: muito recomendável, elas são fofinhas e confortáveis, além de protegerem do frio mais intenso. Se pretender esquiar, é essencial! São baratas e você pode encontrar na Decathlon também (nossa, vou cobrar comissão…).

Íntimas: 4 pares de meias comuns (confortáveis, nada de meias que escorreguem para dentro do sapato), 7 calcinhas/cuecas, 3 sutiãs. São peças fáceis de lavar, então não vale a pena levar uma para cada dia.

Gorro/ cachecol/ luvas: são peças-chave para dar uma mudada no visual (já que os casacos serão sempre os mesmos). Recomendo levar 1 gorro e 1 cachecol e comprar mais lá, porque são muuuito baratos, lindíssimos e você encontra ambulantes vendendo em toda esquina (comprei 8 lenços e 2 gorros – ok exagerei, mas acabaram sendo souvenirs muito legais para as amigas). Luvas quentes – aquelas luvas fofas de lã não vão te ajudar! Se for esquiar, é fundamental luvas próprias (adivinhem onde tem e é barato, na Dec____). Usamos as nossas próprias para ski mesmo quando não estavamos esquiando, elas são super quentinhas e não são feias não.

1 pijama: um pijama curto. Até os hotéis de pior qualidade tem aquecimento e cobertas grossas. Se necessário ainda dá para usar a térmica como pijama quente.

REMÉDIOS:

Ninguém quer ficar doente, mas é melhor prevenir do que remediar! Lá fora não é tão fácil comprar sem receita, então é melhor levar daqui. Se você faz uso de medicação controlada ou remédios mais específicos, procure seu médico e leve uma receita (pode ser solicitado ao embarcar/desembarcar).

Levamos remédio para: dor de cabeça, febre, dor de estômago (ENO, salvou nosso dia em alguns momentos), dor muscular, diarréia, prisão de ventre, anticoncepcional e enjoo (super útil também). Felizmente, usamos poucos e não sentimos falta de mais nada.

HIGIENE:

Sabonete de corpo e rosto, desodorante, shampoo e condicionador (embalagens pequenas), barbeador, cortador de unha, pinça, hidratante para rosto e boca. Para as meninas: desapeguem de unhas bonitas, não vale a pena ficar preocupada em retocar o esmalte descascado! Vá com as unhas cortadas bem curtinhas e apenas com uma base – ou nem isso – absolutamente ninguém vai reparar na sua mão e você não vai precisar perder tempo com isso.

GERAIS:

Kit de costura (nunca se sabe quando uma das duas duas blusas pode rasgar), papel higiênico, caneta, papel, carregador de celular, adaptador universal, câmera, carregador de baterias, celular, roteiro da viagem, reservas de hoteis, cadeado para mala, sacolinhas de mercado para roupa suja. Um item que salvou nossa viagem várias vezes foi uma capinha de celular que é um carregador de bateria, vale muito o investimento.

Documentos: passaporte válido, RG, seguro viagem. Cheque bem antes de sair de casa!!! Se pretende alugar carro, leve a carteira nacional de habilitação e a carteira internacional.

_*_*_

Pronto, itens separados é só fazer a mala. Ou a mochila? Ou a mala de mão? Eis a questão! Optamos por ir de mochilão e levar uma mochila de mão (contendo 1 conjunto de térmicas, 2 roupas íntimas e 1 blusa, além dos documentos e eletrônicos – e uma das duas blusas grossas na mão).

Outro truque que foi hiper útil foi separar as peças por categoria e embalar em sacos separados e transparentes. Usamos saquinhos de cozinha tipo ziploc porque é o que tínhamos em casa, mas existem sacos específicos para organização de mala (alguns você tira o ar com o aspirador de pó, mas eu não acho interessante… dá uma sensação de mala vazia que te induz a colocar mais coisas. Além disso, uma vez aberto o saco no destino, como você vai tirar o ar novamente?!).

Minha mochila ficou com 14 kg e a do Rafa com 18 kg. Você deve estar pensando: super leve! Sim, super leve, mas experimente andar mais de meia hora com esse peso nas costas!

Honestamente, achamos que para destinos europeus uma mala com rodinha, dessas menores e mais maleáveis (lembra uma mochila, mas com rodas) teria sido uma opção melhor. Particularmente, acho que o mochilão compensa em destinos com muito sobe e desce de escada ou locais com chão muito molhado ou sujo.

Lembre-se, por mais econômica que seja a viagem, você vai comprar várias coisinhas por lá, então desapegue das coisas velhas e deixe espaço para as novas – e eu não estou falando apenas de coisas materiais! 😉

DSC00842
Minha mochila, mochila de mão e a bota bonita-mas-congela-pé.

5 comentários sobre “Europa no inverno: o que levar na mala

  1. Pingback: Esquiando nos Alpes: Solden – Um casal e uma mochila

  2. Pingback: Sudeste asiático só com bagagem de mão! – Um casal e uma mochila

  3. Letícia Rodrigues

    Eu não sei se minha pergunta é muito idiota hahaha, mas ao lavar, dá tempo das roupas secarem pra usar de novo? Não sou experiente nessas coisas, por isso tive a impressão de que tem poucos itens na lista e que não vai dar tempo de lavar e secar pra usar de novo. Na minha última viagem eu levei uma blusa pra cada dia kkkkkk. Resultado: fiquei quase sem blusas pra usar quando voltei pro Brasil, pq tava tudo na máquina de lavar. rsrs Sou muito enrolada com essa questão de arrumar malas e escolher roupas, sempre parece que vai faltar. Se puder me dar uma dica: com que frequência vocês lavam as roupas nas viagens? Principalmente no inverno. Estou planejando ir à Londres no inverno, mas não quero repetir a experiência da minha última viagem. Se puder me ajudar nessa questão. rs Obrigada!

    Curtir

    1. Oi Letícia,
      Sobre a lavagem das roupas: roupas intimas demoram uma noite para secar e roupas leves (camisetas, segunda pele, etc) demoram 2 dias, de modo que devem ser lavadas apenas se você for ficar duas diárias no mesmo hotel. Jeans e meias não secam nunca no inverno, nem tente…
      Entretanto, honestamente, raramente lavamos roupas em viagens no inverno… blusas não ficam realmente sujas e podem ser utilizadas pelo menos 3x sem problemas e calças jamais lavamos.
      Com relação à quantidade, uma blusa para cada dia é muito!!!!!! Dá sim para levar bem menos e ir mudando o visual com lenços, colares e composição com casacos diferentes. Minha conta é, 1 blusa para cada 2 dias, mas no máximo 6 blusas (independente do destino e do numero de dias). No inverno, 1 calça térmica e 2 blusas térmicas.
      Abs!

      Curtir

Deixe um comentário