Suíça: Interlaken, Grindelwald e Lauterbrunnen

Saindo de Lucerna bem cedo, seguimos para um dia de andanças pelas pequenas cidades do interior da Suíça. Novamente: não exite em alugar um carro na Europa e sair da rota mais “turisticona” das capitais e grandes cidades, vale imensamente a pena e é muito fácil e cômodo! Vide post sobre como é locar e andar de carro aqui. Se você não ficou animado com essa idéia, é possível conhecer as três cidades de trem (Swiss Pass).

Nossa primeira parada foi em Grindelwald, cidade que fica a 1,5 horas de Lucerna pela rodovia A8. A cidade é bem alta e é possível ter uma visão linda dos Alpes Suíços! No dia que fomos, o tempo estava um pouco nublado, com neblina, por isso não tivemos uma visão 360º clássica, mas mesmo assim foi bem legal.

A cidade tem dezenas de lojas de queijos, chocolates e a estação de trem é um fofura. Para os mais animados (e que não vão no alto inverno), é possível fazer várias trilhas pelas redondezas. Além disso, o caminho até lá é um espetáculo! Como a cidade é alta, observar a paisagem mudando e o termômetro caindo numa manhã de inverno é  demais!

DSC01027
Centrinho de Grindelwald.

Ficamos em torno de 1 hora na cidade e seguimos por mais 20 minutos de carro em direção à cidade que viria a ser nossa queridinha na Suíça, a MAGNÍFICA e muito fotogênica Lauterbrunnen!

A cidade é bem pequena, praticamente uma vila, com aprox. 3 mil habitantes e casinhas muito fofas e típicas. O lugar fica num vale, cercado por cadeias montanhosas imensas e nevadas, a verdadeira visão típica da Suíca. Lá a vida segue um ritmo lento, calmo e delicioso.

DSC01038

A cidade é toda linda, explore as igrejinhas, as ruazinhas com casas lindas de madeira, o riachinho que corta o meio da vila e, é claro, as cachoeiras!!! A cidade tem mais de 70 quedas de água, sendo que a mais espetacular cai praticamente no centro da cidade, incrível! Ela se chama Staubbach Falls e já foi alvo dos encantos de escritores, como Goethe e Lord Byron.

DSC01066

IMG_2157
A incrível cachoeira no meio de Lauterbrunnen

Ande pela cidade, faça as trilhas e vá descobrindo as outras quedas. Um dos nossos grandes arrependimentos nessa viagem foi ter reservado um tempo tão curto à cidade, se tiver a possibilidade, durma nela!!

Para completar o pacote, ainda é possível visitar o Jungfrau (o ponto mais alto da Europa) a partir dela. Tem como ficar melhor?! Tem! Ela ainda é um ótimo ponto de base para quem quer esquiar na Suíça, já que fica perto de estações importantes, como Wegen e Murren.

DSC01040DSC01035

Relutando, saímos de lá por volta do meio dia em direção a nossa próxima parada: Interlaken.

A cidade fica, como o nome sugere, entre os lagos Thun e Brienz e é maior que as duas anteriores.Os principais atrativos da cidade são os bondinhos, trens e mirantes que levam ao Jungfrau. No centro, também é interessante andar até a borda do rio (mas depois de ter vindo de Lauterbrunnen, confesso que não é nada muito empolgante). Além, disso, como a cidade é uma das bases para o topo da Europa, são muitas as excursões que ficam andando pela cidade com seus bastões (muitas vezes fazendo coisas não muito educadas).

O lugar que mais gostamos na cidade foi as igrejas gêmeas da foto abaixo.

DSC01068

Entretanto, não pense que a passagem pela cidade não vale a pena! A parte imperdível do passeio são realmente os lagos que margeiam a cidade e os minúsculos vilarejos às suas margens. Se estiver de carro, dedique tempo para explorar as redondezas da cidade!

4
Os lindos lagos de Interlaken.

Saímos da cidade por volta das 15:00 e seguimos em direção à Bologna, na Itália. Achamos que nosso dia estava terminado, mas ledo engano, uma surpresa inesperada nos aguardava! Seguimos o nosso GPS offline e fomos andando. Em dado momento, nos deparamos com uma placa redonda (circulo branco interno e circulo vermelho externo) que não havíamos visto no nosso estudo sobre placas europeias. Mas a estrada não estava fechada e nem nada assim, era só uma placa na estrada. Seguimos em frente, logicamente, seguindo o GPS.

A estrada começou a subir de forma muito ingrime, foi ficando mais estreita e a paisagem foi mudando com muita rapidez. Começamos a ver árvores com geada e, a medida que subíamos, vimos árvores com galhos congelados e cada vez mais neve na borda da estrada (que seguia subindo muito!). Após um momento de muita neblina, saímos e vimos boquiabertos, que ESTÁVAMOS ACIMA DAS NUVENS!!!!!!!!! Foi uma visão maravilhosa, de tirar o fôlego.

1
Acima das nuvens, por engano.

Entretanto, estava escurecendo e começamos a ficar apreensivos, visto que não havíamos visto uma alma viva desde a bendita placa! Além disso, nosso combustível estava acabando!!! Tentamos voltar, mas o GPS mandava retornar e continuar pelo caminho, ele não nos dava alternativas. Por sorte, um casal de idosos muito fofos passou por nós e parou. Explicamos que estávamos tendo problemas com o GPS e queríamos ir para Bologna. Eles caíram na risada (nunca é um bom sinal!) e nos explicaram que não poderíamos estar naquela estrada, que ela estava fechada por causa da neve intensa e que eles, como nós, estavam lá de forma ilegal (bateu um medo de levar uma multa em euros).

IMG_2183
Perdidos no meio do nada!

Tivemos que descer tudo de novo e paramos na primeira vila, desesperados por combustível. Por sorte, um senhorzinho muito prestativo nos orientou e, inclusive, nos deu o seu próprio livro de mapas para que nós não nos perdêssemos novamente! Uma fofura!

É nesse tipo de detalhe, de caminho errado que leva ao inesperado e nas pessoas incrivelmente generosas que conhecemos que as viagens nos mudam, nos enriquecem!

 

 

8 comentários sobre “Suíça: Interlaken, Grindelwald e Lauterbrunnen

  1. Ana Luisa

    Como o leitor de cima, também viajei na historia! hahah

    Estamos querendo conhecer Lauterbrunnen, Interlaken e Grindwald tudo em um dia e de trem… Impossível? Rs
    Vocês chegaram a conhecer Zermatt? To achando que não vai nos sobrar tempo…
    Desde já, muito obrigada!

    Curtir

    1. Olá Ana!
      Olha, possível até é, mas eu focaria em Lauterbrunnen e Grindwald. Interlaken só vale a pena de carro para conhecer de fatos os arredores do lago (que ai sim é lindo), mas a cidade em si não tem nada de especial. Já Lauterbrunnen e Grindwald são um encanto, reserve tempo para andar, sentar e tomar um café sem pressa!
      Sobre Zermatt, não conhecemos.
      Abraço!

      Curtir

  2. RICARDO COSTA

    Assisti um vídeo no youtube, é o percurso de carro de Grindelwald para Lauterbrunnen. Fiquei maravilhado e encantado, que lugar é esse?? O que me chama a atenção é o cuidado, a limpeza. Não sou de viajar, até mesmo por condições financeiras, mas se um dia puder viajar fora do Brasil, vou escolher passar uns dias nestes lugares, sentar, andar, caminhar, tomar um café, sem pressa. A melhor época é mesmo o verão? Muito obrigado pelas informações…

    Vídeo do trajeto – https://www.youtube.com/watch?v=b-WViLMs_4c

    Curtir

  3. Magali Melhado Ruza

    Estou planejando minha viagem, agora mesmo e encontrei este relato, estava indo de Lucerna para Ascona, ou seja, estava comendo o bolo, sem recheio! Obrigada ao casal. Partindo em 6 dias.

    Curtir

Deixe um comentário