Botswana: roteiro e dicas (parte II – Savuti, Chobe e Khwai)

Continuando a detalhar nossa passagem pela Botswana (cujas dicas gerais de organização da viagem você encontra aqui e a primeira parte do relato, que descreve a região do Moremi + dicas gerais sobre o país, você encontra aqui)

KHWAI, uma região que requer coragem

O Khwai é uma região ao norte do Moremi, pertencente à uma pequena comunidade de mesmo nome. Tal comunidade foi autorizada a administrar um camping (que fica na beira do rio Khwai, 16 km distante da comunidade), o Magotho Khwai Development Trust Camp . Infelizmente ficamos muito pouco tempo nesta área, mas foi o suficiente para muitas emoções. A travessia no Rio Khwai foi ainda mais profunda que a da 3rd Bridge, prendemos a respiração! Estávamos tão tensos com a água chegando quase em cima do capo, que até esquecemos de registrar isto.

IMG_0001
Travessia no Khwai

O camping em si é muito rústico, não há absolutamente nenhuma estrutura, sem banheiro e sem recepção, você apenas chega lá, para seu carro no camping pré-agendado e dorme em meio aos animais sem nenhuma cerca ou proteção. Pela proximidade do rio, recebemos a visita de muitos hippos urrando a noite e springboks na região. Também tivemos a impressão de ouvirmos os latidos dos wild dogs a noite, mas não conseguimos ver.

IMG_0004
Fazem um barulhão a noite…

A região é bem bonita, com muita vida ao longo do rio, mas tivemos muitas dificuldade de achar referencias sobre o que fazer na área e, por isso, após ~3 horas de safari, decidimos seguir para o Savuti, no Chobe.

Dica 6: ao acordar cedo ou sair de sua barraca a noite, aponte a lanterna nos galhos das árvores (leopardos ficam nas árvores) e veja se não tem nenhum olho próximo a você!

IMG_0001

SAVUTI, o GOT da vida animal

O Savuti é a região mais árida que visitamos na Botswana, se parecendo muito com a imagem de savana que povoa nossas mentes. Não é para menos: diversos programas sobre a vida animal foram gravados aqui. Atualmente, a NetGeo está gravando aqui o programa Savage Kingdom, que conta a história dos bandos de leões, leopardos, wild dogs e hienas, fazendo uma analogia com a série Game of Thrones (GOT).

O território é lar de um dos mais icônicos pride de leões do mundo, o Savuti Lion Marsh Pride. Eles são uma família incrível, que desenvolveu a habilidade única de caçar elefantes! Isto mesmo, elefantes!!

Nesta área, optamos por entrar pela rota seca (a Marsh route, muito mais legal, estava alagada e ninguém estava recomendando ir por lá). Passamos pela “Leopard Rock”, antigo lar de uma família de leopardos expulso de seu território de maneira brutal pelos leões.  Seguimos para Marabou Pan e Rhinovlei waterhole.  Lá vimos diversos Ghinus, gigantes elefantes, algumas girafas e famílias de zebras.

IMG_9596

Próximo ao Leopard Rock, na região da Motsibi Island, eis que encontramos o que estávamos tão avidamente procurando: uma grande leoa.  Qual não foi nossa surpresa quando notamos que ela não era uma leoa comum, mas sim a RAINHA do Savuti, conhecida como Matsumi (https://www.youtube.com/watch?v=77u5-l5p7Y8)!!!

Poxa, mas como você tem certeza?! Ela tem uma cicatriz em forma de X muito característica na pata traseira direita. Qual a chance de não ser ela?

IMG_0059
Matusumi, the queen of Savuti!
IMG_0061
Atenta, vigiando o jantar (Ghinus). Lindona!
IMG_9589
Pertinho… Antes de percebermos que ela era ELA!

Ficamos quase uma hora paradinhos, literalmente a 10 metros dela, observando-a vigiar  com os olhos atentos um bando de Ghinus, deitada ao lado de uma carcaça de búfalo e dezenas de ossos de elefantes. A cerca de 1km dela, também estavam uma família grande de elefantes e cerca de 50 zebras. Quem será que seria sua janta??? Não descobrimos, por que tivemos que seguir viagem para o norte, uma vez que não tínhamos camping naquela região. 😥

O Savuti é uma região especial, muito selvagem e inóspita, que valeria a pena ficar mais tempo para explorar os caminhos da Marsch Road. Atenção especial aqui à estrada, que exige 100% do tempo o uso do 4×4, não dê bobeira ou ficará atolado nas areias fundas do Savuti (e isso estamos falando sobre a rota seca!).

CHOBE, o aguardado encontro com os Baobabs e os leões

O caminho do Savuti até o Chobe não é nada agradável, muita areia e muito buraco. O interessante é que ao nos aproximarmos das vilas de Kavimba e Muchenje, começaram a aparecer os majestosos Baobabs! Este era um must have da viagem à África, mas estávamos começando a ficar preocupados em não ver nenhum. Na Namíbia, cruzamos o país de norte à sul e de leste à oeste e nada! Mas no Chobe são centenas, lindos, majestosos!

IMG_9608
Lindo o imponente, nosso primeiro Baobab da África!

Ficamos no camping da vila Muchenje, que fica a 10 minutos de uma das entradas da reserva (Ngoma Gate) e recomendamos muito o camping. Além de ter um Baobab, há um píer sobre o rio que forneceu uma das mais belas vistas do por do sol na África (que sim, é espetacular).

IMG_9619
A janta foi macarrão, pela décima vez, mas bem acompanhado!

Sobre o Chobe, as estradas principais, com mais vida animal, circundam um grande rio. Especialmente próximo ao Ihaha Camp, Serondela e na entrada próxima à Kazane a vida faz seu show. Vimos muitos animais nessa área, incluindo a maior horda de búfalos na viagem (200?300?), vários filhotes de chacais brincando, hippos pastando, 3 crocodilos, um bando simplesmente gigantesco de elefantes (100? 200?) e … (tandam) um bando de 14 leões!

IMG_0064IMG_0047IMG_0051IMG_0025IMG_0014IMG_0020

IMG_0067
A explosão de vida no Chobe

Ufa, no último dia de safari, quando já estávamos considerando nem sequer entrar novamente no parque, resolvemos dar uma passadinha e fomos agraciados com o fantástico bando a menos de 3 metros do nosso carro! Ficamos das 8:00-9:30 só lá, parados, extasiados, assistindo o bando composto por 3 leoas adultas e enormes e seus 11 filhotes adolescentes. Um verdadeiro presente!

IMG_0197
As 3 leoas-mães. Pega esse olhar!
IMG_0158
Leões, leões e mais leões!
IMG_0029 (2)
Momento “Fecha o vidro e liga o motor desse carro!”
IMG_0146
Olhem e aprendam…
IMG_9756
Felicidade define ❤

Dica 7: pergunte para o pessoal do parque e para guias turísticos qual a área dos leões. Como um bom felino, ele costuma ter a rotina de ir ao mesmo local todo inicio de manhã e final de tarde, antes de se recolher para o sono diário.

Aproveite o calor do meio do dia para aproveitar e almoçar em Kazane. Alias, é nesta área que voltamos a encontrar mercados e posto de combustível (estão abrindo um posto em Muchenje). Conforme relatado acima, não saia de Maun sem no mínimo 120L de combustível!

Do Chobe, após finalizamos nossa viagem com chave de ouro (o bando de leões sem dúvida foi o ápice da Botswana), saimos de volta para a Namíbia a partir do Ngoma Border em rumo ao Caprivi (onde não paramos para fazer safari, apenas passamos).

 

EM RESUMO, foram dias de muita aventura (perseguição dos elefantes), muita tensão (travessias de rios fundos), muita excitação (Matsumi em posição de caça e o bando de 14 leões), um pouco de medo (wild dogs e hipopótamos fazendo barulho a noite no Khwai), um pouco de fome (não aguentamos mais macarrão e pão com geleia) e muita satisfação de termos conhecido este país tão selvagem. Tantas paisagens bonitas habitadas por pessoas que ainda sofrem tanto, cuja falta de infra-estrutura impressiona (casas parecem ocas), mas que são orgulhosos de seu país e estão vendo no caminho da conservação do meio ambiente um futuro estável e promissor. Sem dúvida recomendamos esta visita para os mais aventureiros que queiram realmente uma imersão no mundo selvagem!

 

IMG_0237
Simplicidade e beleza de uma vila na Bots.

 

IMG_0078
OBRIGADA BOTS!

 

 

4 comentários sobre “Botswana: roteiro e dicas (parte II – Savuti, Chobe e Khwai)

  1. Pingback: Botswana: roteiro e dicas (parte I – Moremi) – Um casal e uma mochila

  2. Pingback: Dicas mochilão Namíbia e Botswana – Um casal e uma mochila

  3. LAYNARA DAYENE SOARES OBREGAO

    Ola, tudo bem? estou de olho nessa otima descrição que vocês fizeram sobre a botswana, praticamente a unica haha Eu e meu namorado estamos planejando fazer namibia e botswana entre o natal e o ano novo, estamos com muitas duvidas e com medo dessa parte do parque na botswana. Voces poderiam nos ajudar, por favor? haha fizemos um roteiro mas ainda nao sei se seria possivel esse roteiro e como sao as rotas dentro do parque, se sao mt perigosas, é facil de se perder, coisas desse tipo. Agradeço desde já :DDD

    Curtir

Deixe um comentário