Swakopmund, Walvis Bay e Moonland (Namíbia)

Depois da fabulosa região de Twyfelfontein, a tribo Damara e da colonia de focas, seguimos nossa viagem até a pérola do litoral da Namíbia: Swakopmund.

Esta cidade é a segunda mais populosa do país, porém tem apenas 42 mil habitantes! De forte influencia germânica, conta com uma arquitetura que nos transportou à Alemanha! Além disso, o litoral é uma região naturalmente mais chuvosa e fria, o que contribui com o clima de Europa.

Chegamos na cidade no meio tarde e nos hospedamos no Hotel à La Mer, a um excepcional custo-benefício. Acampar foi bem legal, mas confesso que tomar um banho quente, dormir em uma cama de verdade e andar em um chão sem areia (e aquecido! pasmem!) foi muito necessário naquela altura da viagem! É essencial planejar a viagem e incluir 2-3 hotéis no meio do caminho para recarregar as energias.

Este hotel fica a meio quarteirão da costa, próximo ao Pier, onde há vários restaurantes e próximo ao centrinho com muitas lojas de souvenir, cafés e artesanato.

A cidade em si é linda, toda colorida e com excelente infraestrutura de comércio e restaurantes. É agradavel passear pelas lojinhas até a avenida Nathaniel Maxulli e à avenida Sam Nujoma. O preço dos souveniers lá é incrivelmente melhor que os demais locais que visitamos no país, vale a pena bater perna!

IMG_8427
Centrinho agradável de Swakopmund.

Retornando à nossa experiencia, primeira coisa que fizemos ao chegar na cidade foi adquirir nossa permissão para visitar Moonland, que faríamos logo no próximo dia de manhã. Isto é comprado por NAD60/pessoa + NAD10 do veículo em alguns Tourist Offices de Swakopmund (pergunte ao seu hotel ou passe no escritorio da NWR na esquina  da Bismarck St. com Sam Nujoma Ave).

Após isso, decidimos dar uma volta no pier. É uma região bem bonita, com muitas flores e a sempre agradavel areia da praia e barulho do mar. Como fomos no inverno (final de setembro) e estava frio, não haviam ninguém nas areias e o mar também parecia bem agitado. Demos uma caminhada no pier, de onde pudemos apreciar a beleza da cidade. Logo à leste, após às ultima casas coloridas, já podia ver as dunas do deserto que circunda a cidade, uma vista realmente muito bonita!

IMG_8433
Vista da cidade lá do final do Pier!

Após isso, decidimos passear pelas lojinhas que mencionamos acima e pelo centrinho bem europeu da cidade, aproveitando também os mercados da cidade para nos reabastecer. Já a noite, finalizamos nossa estadia em Swakopmund indo a um restaurante.

Dica: jantem no Kücki’s Pub, comemos um delicioso bife de Oryx acompanhado de batatas e salada de batatas, regado a um bom vinho sul africano.  Outro restaurante que não fomos, mas vimos várias recomendações é o The Tug, na beira do Pier, com uma vista incrível (é o símbolo da cidade, mas precisa ser reservado com antecedência!).

IMG_8457
Aqui vai encontrar mistura de culinaria africana e alemã!

Para quem curte esportes radicais e tem tempo/grana, Swakop é um lugar que oferece ótimas opções, como quadriciclo, sandboard, paraquedismo e tour aéreos polo deserto. Super vale a pena, o encontro de dunas com o mar deve ser fenomenal visto de cima!

IMG_8603
E o deserto morre no mar!

No dia sequinte, logo pela manhã (7h30), já com a permissão adquirida, nos dirigimos para a região conhecida como Moonland ou paisagem lunar! O nome já diz tudo, trata-se de uma vale que parece um pedaço da lua na Terra, uma vastidão de beleza muito peculiar!

IMG_8571

Após cerca de uma hora, chegamos ao local e passamos aproximadamente 2 horas na região. Além de alguns pontos de parada para tirar fotos das paisagens, há ainda um oasis e diversas plantas Welwitschia. Nem eu que não sou biólogo me interessei por esta planta (#sóquenao, fui pra agradar a esposa rsrs). A título de conhecimento, tais plantas só existem na Namíbia e Angola e estima-se que alguns exemplares tenham 2.000 anos de idade (sim, uma planta que vive tudo isso!). Apesar de serem biologicamente bem legais, elas são bocado feinhas rsrs.

IMG_8590
Olha só que linda essa planta!

De lá, seguimos por 1 hora até Walvis Bay, local ideal para avistar os Flamingos Rosas. E também nos surpreendemos!

Além de milhares de flamingos espalhados na gigante represa da cidade, ficamos impressionados com a cor vermelha e verde-água da água dos salares e da estrutura para retirada do sal desta região. Vale a pena visitar, considerando que é apenas 1 hora de Moonland e a estrada é, basicamente, o deserto com dunas de um lado e o mar logo do outro lado, simplesmente incrível.

Também passamos cerca de 1h30 no local e quando vimos já era por volta das 12h30 e tinhamos ainda um longo caminho até Sossusvlei (veja aqui). Aproveitamos a estrutura da cidade para comer uma pizza (pode parecer estranho, mas é uma tradição nossa comer uma pizza por viagem) e seguimos estrada!

IMG_0063
Lagoa rosa em um dos salares.
IMG_0053
Flamingos em Walvis Bay

É um caminho bem legal até Sossusvlei, são cerca de 4h30 de viagem, com as paisagens mudando de dunas amareladas, deserto esbranquiçado, canyons secos, vegetação mais esverdeada (Parque Naukluft) até o deserto da Namibia, bem avermelhado. O tempo também passa rapido. A estrada se inicia com sal, parecendo um asfalto, e depois passa a ser apenas terra, com algumas costelas de vaca, mas nada que incomodasse. Sugerimos tomar cuidado com o excesso de velocidade, tentem se manter entre 80km/h (velocidade recomendada) até no maximo 120km/h (com muita atenção). Vimos 2 jipes virados na beira da estrada e certamente é atribuido à velocidade que estavam no sal (dá sensação de conforto do asfalto, mas é mais escorregadio).

No caminho, é claro, paramos para diversas fotos e nos deparamos com pequenas surpresas, como uma arvore com o aspecto de petrificada seguido de uma vista maravilhosa. Fiquem atentos às paisagens inesperadas!

Além disso, ainda neste caminho, cruzamos o trópico de Capricórnio. A placa no acostamento da estrada é parada obrigatória para fotos e para deixar sua marquinha (adesivo, assinatura, etc).

IMG_8670

IMG_8703
No caminho para Sossusvlei!

Aqui vale um parênteses: a mudança de paisagens é uma coisa simplesmente inacreditável na Namíbia. Em um único dia é possível ver savanna, mar e deserto ou fazer um safari e dormir em uma cidade “européia”…

IMG_8720
E cruzamos o Trópico de Capricórnio.

Já bem perto do vermelho deserto da Namíbia, chegamos a uma cidade minuscula cheia de encantos (que inclusive tem o único posto de combustível da região): Solitaire. Mas esta já fica para a outra postagem (aqui)!

IMG_8741
Solitaire!

 

3 comentários sobre “Swakopmund, Walvis Bay e Moonland (Namíbia)

  1. Pingback: Deserto da Namíbia – Solitaire, Sesriem e Sossusvlei – Um casal e uma mochila

  2. Pingback: Twyfelfontein, Cape Cross e costa dos esqueletos – Um casal e uma mochila

  3. Pingback: Dicas mochilão Namíbia e Botswana – Um casal e uma mochila

Deixe um comentário